domingo, 31 de julho de 2011

Gene Tierney






















Filha de uma família abastada da Costa Leste, seu pai foi um bem-sucedido corretor de seguros.  Durante a infância, viveu algum tempo com seus igualmente bem-sucedidos avós em Connecticut e Nova York.  Educada nas mais finas escolas do País, estudou ainda na Suiça por dois anos.

Desde cedo, demonstrou interesse pela carreira de atriz, representando muitas vezes para os pais e amigos.  Ao retornar da Europa, passou a freqüentar a Broadway, conseguindo papéis em algumas peças.  Ganhou destaque imediato por sua beleza física e, rapidamente, deu o salto para o cinema.  Foi Darryl F. Zanuck, produtor da 20th Century Fox, quem a levou para Hollywood, onde estreou em 1940 no filme "A Volta de Frank James", ao lado de Henry Fonda.  No ano seguinte, estrelou cinco filmes, dando início a uma carreira de sucesso.  Em 1943, com o filme "O Céu Pode Esperar", teve a crítica a seus pés.  O ano de 1944 foi, no entanto, o de sua consagração como atriz e estrela.  Foi o ano de "Laura", onde fez o papel de uma mulher cobiçada por três homens.  Em 1946, teve sua única indicação ao Oscar de Melhor Atriz, por sua excelente atuação em "Amar  Foi Minha Ruina", de 1945, perdendo a estatueta para Joan Crawford por sua magnífica atuação em "Alma em Suplício".

Gene Tierney casou-se duas vezes: em junho de 1941, com o famoso figurinista, Oleg Cassini, com quem teve duas filhas, Daria e Christina, e de quem se divorciou em fevereiro de 1952;  voltou a se casar em julho de 1960, com W. Howard Lee, com quem viveu até a morte deste em fevereiro de 1981.

O nascimento, em 1943, de uma filha deficiente mental, a levou a tomar doses excessivas de comprimidos e a ter uma vida desregrada, marcada por múltiplos amantes, dentre os quais o então Senador John F. Kennedy, o ator Tyrone Power e o Príncipe Aly Kahn.  A esse período, seguiu-se uma fase de depressão, tendo sido internada mais de uma vez.

Tais fatos fizeram com que ela não participasse de nenhuma produção cinematográfica no período de 1955 a 1961.  Em 1962, retornou às telas no excelente filme de Otto Preminger, "Tempestade Sobre Washington", após o que apareceu ainda em três outros filmes e três episódios para a TV, sendo o último, "Scruples", em 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentario