domingo, 31 de julho de 2011

Cyd Charisse
























Charisse estudou balé em Los Angeles com Adolph Bolm e Bronislava Nijinska e subseqüentemente dançou no Ballets Russos como “Celia Siderova” e depois “Maria Istromena”. Retornou a Los Angeles após a segunda guerra. David Lichine lhe ofereceu um papel de dançarina em Something to Shout About.
Inicialmente era apelidada de “Sid”, semelhante à “sis” (“irmã”, em inglês), mas ao chegar as telonas o nome foi trocado por “Cyd” pela própria MGM, “para dar um ar de mistério” à estrela. A atriz começou a dançar balé aos seis anos por recomendação médica, para se recuperar de poliomielite. Seu primeiro papel no cinema foi em “Something to Shout About”, de 1943, dirigido por Gregory Ratoff.
Isso lhe rendeu a atenção do coreógrafo Robert Alton (o mesmo que também descobriu Gene Kelly) e logo ela se uniu ao corpo dançante de Arthur Freed da MGM, onde se tornou dançarina de balé residente.
Charisse é principalmente lembrada por suas parcerias no cinema com Fred Astaire e Gene Kelly.
A atriz casou-se em 1939 com Nico Charisse, sue professor de dança. Mas eles logo se divorciaram. Em 1948 ela voltou a se casar, desta vez com Tony Martin.
Sua primeira aparição com Astaire foi em uma breve cena em no filme Ziegfeld Follies (1946). Sua próxima aparição com ele foi como papel feminino principal em The Band Wagon (1953) onde dançou com Astaire nas aclamadas coreografias “Dancing in the Dark” e “Girl Hunt Ballet”. Em 1957 ela se reuniu com Astaire na versão cinematográfica de Silk Stockings, um remake musical de Ninotchka, com Charisse no papel que foi de Greta Garbo.
Como Debbie Reynolds não era uma dançarina treinada, Gene Kelly escolheu Charisse para ser sua parceira no celebrado final de balé de Cantando na chuva (1952), posteriormente co-estrelou com Kelly em Briadoon. Ela novamente obteve o papel feminino principal ao lado de Kelly no seu penúltimo musical da MGM It’s Always Fair Weather (1956).
Após o declínio dos musicais no final dos anos 50, Charisse se aposentou da dança, mas continuou realizando pequenas participações em filmes e produções de TV até os anos 90.
A atriz faleceu em 17 de junho de 2008 de ataque cardíaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentario